Visão

  • Visão

    A visão da igreja cristã do Renovo nasceu no coração dos pastores fundadores (João Pedro Santos e Ana Paula Santos) e está baseada em dois versículos:

    Primeiro - Efésios 4:11-16.

    E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

    Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

    Segundo - Lucas 2:52

    "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens."

    Com base nestas duas passagens, acreditamos que Jesus Cristo deixou-nos um legado e que todos os cristãos têm uma missão aqui na terra.

    A igreja cristã do Renovo trabalha com o propósito de ajudar as Famílias a serem Felizes (crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos) a:

    1. Crescerem em MATURIDADE.

    2. Desenvolver os dons e talentos de todos.

    3. Serviço ao próximo.

    1. Crescer em Maturidade.

    Uma igreja não pode ser saudável se depende apenas da oração do pastor ou de campanhas de curas, cruzadas, imposição de mãos, unção especial do óleo, da água, do vinho, dos lenços, da rosa, ou de outros tipos de campanhas e sessões que se fazem na tentativa de ajudar as pessoas.

    Uma igreja saudável tem como fundamento a palavra de Deus. O que Deus diz é o que está certo.

    Para isso as pessoas precisam de se dispôr a aprender e a construir a sua vida em cima dos fundamentos correctos da palavra de Deus. Deus não muda, e a Bíblia é um livro de princípios e não de regras.

    Se alguém quer ter uma vida saudável e próspera, precisa de se pré-dispor a aprender os princípios que Deus ensina na sua Palavra e a praticá-los.

    Isso requer tempo, esforço, dedicação e estudo. Assim como Jesus crescia em sabedoria e em graça perante Deus e os homens, o mesmo deve suceder com cada membro da nossa igreja.

    Até que chega o dia em que a pessoa se torna madura, adulta nas coisas espirituais e naturais, dependendo totalmente da graça e sabedoria de Deus para vencer na vida e sendo uma benção para os outros.

    2. Desenvolver os dons e talentos de todos.

    A igreja cristã do Renovo desenvolve acções de treinamento e ensino para que todos os seus membros possam colocar seus dons e talentos ao serviço do próximo.

    Para isso existem já algumas parcerias estratégicas, do qual o I.F.C. (Instituto de Formação Cristã) -Escola de Ministérios- Vinhedo, Brasil, a IFC- Christian University (Texas-USA) e Faculdade Unida (Espírito Santo- Brasil) fazem parte integrante com o seu ensino para treino de todas as pessoas que desejam crescer em conhecimento bíblico e doutrina bíblica.

    Desenvolvemos também outros tipos de acções tais como: workshops, seminários, conferências, para ajudar a desenvolver os dons e os talentos de todos os membros da igreja, tendo como prioridade os ministérios de apoio à igreja local.

    3. Serviço ao próximo.

    A igreja cristã do Renovo acredita na pluralidade, isto é; Deus não criou as pessoas iguais, somos diferentes em tudo inclusive nos dons e talentos, no entanto precisamos todos uns dos outros.

    I Co.12:12-26.

    Não é, e nunca será intenção da igreja cristã do Renovo obrigar que todos os seus membros façam tudo igual e que pensem todos do mesmo modo.

    Pelo contrário, acreditamos que a diferença nos torna mais fortes e por esse motivo é importante dar liberdade ao Espírito Santo de Deus nessa pluralidade.

    Em Mateus 22:37-40, Jesus nos deixou dois grandes mandamentos: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este éo primeiro e grande mandamento.

    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    A intimidade com Deus é muito importante, sem ela não podemos fazer nada; mas para nos tornarmos pessoas melhores e felizes não podemos parar por aqui; temos que seguir para o segundo mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    Onde há pessoas Deus está presente.

    Deus precisa de pessoas para poder ajudar as pessoas.

    Por esse motivo todos os nossos membros são exortados a servirem as pessoas com os seus dons e talentos, porque servindo as pessoas, estamos a servir a Deus.

    Para além disso acreditamos também numa “economia”geradora de vários tipos de recursos entre os nossos membros, através dos dons e talentos de todos permite-nos uma circulação de: bens, serviços, produtos, conhecimento, ajuda social, ajuda espiritual, ajuda emocional, voluntariado, etc.

    Tal e qual como na igreja primitiva descrita no livro de Actos dos Apóstolos.

    A igreja vivia como uma comunidade e dependiam de todos para fazer a obra do ministério. Actos 2:44-45 e Actos 4:33-37.

  • Estratégia

    Entendemos que as igrejas locais são importantes não sópara ajudarmos as pessoas espiritualmente, mas também para sermos participantes activos na sociedade local ajudando-a no seu desenvolvimento e prosperidade.

    Entendemos que a igreja local é a presença de Deus numa localidade. A igreja local não pode substituir Deus, mas Deus está presente através da igreja local.

    Por esse motivo estamos focados a trabalhar no sentido de dar cumprimento á visão e para isso é de extrema importância o CULTO a DEUS. Deus precisa de ser adorado, e ao cultuarmos juntos a Deus entendemos que isso leva-nos a uma dimensão espiritual e íntima com Deus.

    Também estamos focados na abertura de igrejas locais quer em Portugal (país de origem) quer noutras nações onde Deus nos permitir estar segundo Actos 1:8.

    Forçosamente teremos que também nos dedicar na formação e reciclagem de pastores locais, visando o crescimento em maturidade espiritual e natural debaixo da graça e sabedoria de Deus para que possam executar sua função de pastor local com exelência.

  • Estilo de Liderança

    Deus se preocupa com as pessoas e não com coisas. A igreja cristãdo Renovo acredita numa liderança baseada na pluralidade.

    Ao ler o Novo Testamento verificamos que a liderança estava baseada por uma pluralidade de líderes. Isto é; as decisões importantes não são decididas apenas por uma única pessoa, mas sim por vários líderes da igreja.

    O Rei Salomão e mais tarde Jesus Cristo aconselha-nos que na multidão de conselheiros estáa sabedoria, e que ninguém pode ir para uma guerra ou construir um edificio sem primeiro se preparar e aconselhar-se.

    Por isso nossos pastores locais são exortados a não tomarem decisões sózinhos, mas a procurar em primeiro lugar o seu lider responsável para obter conselho, e em casos muito importantes, os assuntos terão que necessáriamente passar pelo CENTRO DE DECISÃO MINISTERIAL CDMpara que se tome e se procure a melhor solução.

  • Centro de Decisão

    O centro de decisão ministerial- CDM é composto por pessoas nomeadas, e que são as seguintes: Pastores Fundadores, o Bispo ou o Pastor Presidente, Bispos, Pastores e Presbiteros.

    Em assuntos muito importantes e delicados, este centro de decisão - CDM procura conselho para que, em oração e meditação possam decidir com lucidez e debaixo da orientação do Espirito Santo.

    Copiando assim a igreja primitiva que oravam e atéjejuavam para decidirem assuntos; temos o exemplo da escolha do apóstolo Paulo enviado a pregar o Evangelho aos gentios. Actos:13:1-4.

    Precisamos de voltar à “velha guarda” de envolver o Espirito Santo nas decisões a tomar.

    NOTAS IMPORTANTES:

    Este Centro de decisão ministerial - CDM é presidido pelo Bispo ou o Pastor Presidente da igreja cristã do Renovo.

    Ele convoca os restantes membros nomeados e apresenta o ou os assuntos importantes e delicados a serem decididos.

    Caso haja discordância dentro da pluralidade proposta, cabe aos pastores fundadores a decisão do desempate..

    Os assuntos que são apresentados no nosso centro de decisão são sigilosos, isto é não podem ser comentados com outras pessoas que não façam parte do CDM – Centro de Decisão Ministerial.

    Existe um pacto de silêncio ao qual somos bastante rigorosos e que em casos de quebra de sigilo comprovado, esse membro não poderá fazer mais parte do CDM – Centro de Decisão Ministerial.

    O que ficará sempre público são as decisões que o CDM – Centro de Decisão Ministerial toma.

    No entanto todas as decisões terão que passar pelo conhecimento e o aval dos Pastores Fundadores (Guardiões da visão), eles terão que assinar a acta da decisão.

    Na ausência dos pastores fundadores, o seu aval pode ser feito através de fax ou via correio electrónico que será impresso e junta à acta elaborada da decisão.

    O centro de decisão ministerial- CDM tem a sua sede na igreja Sede da igreja cristãdo Renovo em Casal do Marco, Seixal, distrito de Setúbal –Portugal.

  • Hierarquia

    A igreja cristãdo Renovo tem as seguintes hierarquias: Pastor Fundador, Bispo ou Pastor Presidente, Bispos, Pastores, Presbiteros, Líderes de Ministério, Diáconos, Colaboradores e Membros.

    Nota: Não obsta que no futuro não possamos desenvolver mais hierarquias no sentido de melhorar e adequar o crescimento da igreja.

    Os termos usados acima servem para determinar o nível de responsabilidade que cada pessoa (segundo seu don e talento) tem na igreja local,

    e não para dar a importância à pessoa em si.

    Entendemos que ninguém é mais importante do que outros, todos são muito importantes na obra do ministério.

    Valorizamos o trabalho de todos os que desejam contribuir para a edificação do corpo de Cristo (igreja).

    No entanto teráde haver sempre pessoas com a responsabilidade de gerir e liderar, bem como tomar decisões, isto é; assumir comando e liderança, bem como a importância de sermos submissos às autoridades.

    Passamos a citar alguns versículos que são muito importantes para a igreja cristãdo Renovo:

    I Timóteo 3:1-7–“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
    Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

    (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);

    Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.

    Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.”

    Actos 20:28–“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu

    Bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.

    I Pedro 2:25–“Porque eram como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”.

    I Timóteo 3:8-13 – Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

    Guardando o mistério da fénuma consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

    Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

    Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

    I Timóteo 5:17– “Os presbíteros que governam bemsejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

    Pastores Fundadores: São os responsáveis pela visão da igreja cristãdo Renovo, são os (guardiões) da visão que Deus deu para a igreja cristãdo Renovo.

    Cabe a eles a decisão de constituir ou destituir o bispo ou o pastor presidente para liderar e gerir a igreja cristãdo Renovo a nível nacional e internacional nas suas vezes, no entanto caso seja necessário, poderão assumir a presidência da igreja acumulando assim duas funções: a de fundadores e a de Bispo ou Pastor Presidente.

    Bispo ou Pastor Presidente: Éalguém nomeado pelos pastores fundadores com a responsabilidade de: liderar e gerir a igreja cristãdo Renovo e cumprir a visão de acordo com a mesma e com os regulamentos internos, terá que sempre prestar contas aos pastores fundadores, e as decisões importantes terásempre que passar pelo CDM e seguir as regras do CDM.

    Bispos: São pessoas com uma experiência de vida e de ministério considerável e comprovada. Asua missão dentro da igreja cristãdo Renovo éem linha com o que a bíblia diz: Apascentar a igreja de Deus, (uma espécie de supervisor ou de pastor de pastores), cuidam de uma grupo de igrejas locais e seus respectivos pastores.

    Grande ALVO: Cuidar de quem Cuida.

    Pastores: São os que lideram ou ajudam nas igrejas locais e pastoreiam, cuidam das pessoas que lhe foram confiadas. Também podem governar ou liderar um ministério de apoio.

    Presbitero: éum auxiliar do pastor local, sua missão principal écoordenar (governar) um ou mais ministérios de apoio. Tem também de ser uma pessoa que saiba gerir (ter noções de gestão) e que saiba se relacionar com pessoas (ter noções de relacionamento inter-pessoal).

    Líder de Ministério: cuida de um ministério de apoio da igreja local. Pode ser um presbitero,mas no minimo tem de ser diácono. Èimportante também saber se relacionar com pessoas (ter noções de relacionamento inter-pessoal).

    Diáconos: são os que fazem parte dos ministérios de apoio àigreja local, trabalham debaixo da orientação de um líder de ministério ou de um presbítero.

    São pessoas que devem ser escolhidos debaixo do critério de Actos 6 e terem uma conduta de acordo com I Timóteo 3.

    Colaboradores: são os futuros diáconos da igreja local, são os que estão em treino e podem atéajudar nos ministérios de apoio, éo que biblia diz: “...sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis”.

    Membros: são todas as pessoas que frequentam regularmente a igreja local, participando de nossas reuniões públicas.

  • Gestão Financeira

    A igreja cristã do Renovo não tem uma administração financeira centralizada, acreditamos que cada igreja local (liderança e membros) devem ser responsáveis financeiramente para manter e desenvolver os projectos locais, assim como o seu envolvimento com os projectos comuns a todas as igrejas cristãs do Renovo, isto éter a visão de semear: Abertura de novas igrejas, Missões, Eventos, Seminários, etc.

    Todas as igrejas cristãs do Renovo praticam a lei espiritual dos dizimos e ofertas que são canalizadas para os projectos comuns (conta bancária da sede da igreja cristã do Renovo); os dizimos são 10% das receitas mensais.

    As ofertas são determinadas pela liderança de cada igreja local, isto é; são livres de semear o valor que entenderem e depositadar na mesma (conta bancária da sede da igreja cristãdo Renovo).

    Acreditamos numa gestão séria, responsável, supervisonada, de maneira que certas compras e aquisições (apartir de certos valores) têm de ser autorizados pelo centro de decisão ministerial- CDM.

    Por questões de transparência, as igrejas locais terão de: Constituir uma liderança estatutáriamente registada pela lei de cada país, eleger orgãos sociais e determinar quem tem poder para os actos na igreja local, por isso as pessoas que forem eleitas, são responsáveis pelos actos da igreja local e respondem juridicamente e financeiramente.

    Cada igreja local tem a sua própria conta bancária.

    No entanto os pastores locais junto com os orgãos sociais constituídos nessa localidade, terão sempre que prestar contas da sua mordomia através de relatórios mensais com o propósito de ajudar as igrejas locais a gerir suas despesas.

    A abertura de novas igrejas teráde ser autorizadas pelo nosso centro de decisão ministerial - CDM. Bem como o mesmo CDM poderápedir auditorias às contas das igrejas locais.

  • Intercâmbio Igrejas

    De acordo com Efésios 4, a igreja cristãdo Renovo acredita na força e na bênção que são os dons e talentos dos cinco ministérios principais que são: Apóstolos, Profetas, Pastores, Evangelistas e de Professores ou Mestres.

    Sendo assim somos abertos a intercâmbios, parcerias e projectos em conjunto com outros ministérios e dons ministeriais.

    No entanto terásempre que ser aprovado qualquer envolvimento mencionado acima pelo nosso centro de decisão ministerial - CDM.

  • Obra do Ministério

    Entendemos que a expressão que o apóstolo Paulo utilizou em Efésios 4 de “obra do ministério” tem a ver com o trabalho que Deus deseja que seja feito pela igreja.

    A obra do ministério que Deus deu à igreja cristã do Renovo é a de: Anunciar o Evangelho, Fazer Discípulos de Jesus Cristo e trazer Maturidade Espiritual e Natural para que as pessoas possam viver debaixo da graça e sabedoria de Deus, servindo pessoas com seus dons e talentos.

  • ACERCA de ABORTO, CASAMENTO, DIVÓRCIO & ORIENTAÇÃO SEXUAL

    A igreja cristãdo Renovo respeita todo o ser humano. Tentamos cumprir da melhor maneira os dois grandes mandamentos deixados por Jesus Cristo: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este éo primeiro e grande mandamento.

    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    Todas as pessoas são muito bem vindas em nossas igrejas independentemente do seu credo, orientação sexual e condição financeira, pois podem participar em nossas reuniões públicas.

    No entanto deixamos também claro de que o primeiro mandamento deixado por Jesus Cristo:( Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este éo primeiro e grande mandamento).

    Nos leva a defender sempre o ponto de vista da bíblia, porque entendemos que os principios que a bíblia ensina são o ponto de vista de Deus.

    A nossa demonstração de amor para com Deus como primeiro mandamento, édefender os pontos de vista de Deus, pois entendemos que o que Deus diz éo que estácerto, mesmo que possamos ser alvo de critica.

    Em matérias como: aborto, casamento, divórcio e orientação sexual a bíblia éclara e a igreja cristãdo Renovo defenderásempre a posição da bíblia.

    A igreja cristãdo Renovo acredita e defenderásempre: o conceito da vida, o conceito do casamento (união entre duas pessoas de sexo oposto), o conceito de família como força geradora de felicidade e prosperiedade, o conceito da união, da reconciliação, do perdão e do amor.

  • Doutrina

    A Igreja cristãdo Renovo acredita na seguinte doutrina bíblica:

    1. Num único Deus.
    Eterno e existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
    Distinguível mas indivisível (Dt 6:4; Mt 28:19; Mc 12:29).

    2. Na Bíblia Sagrada inteiramente inspirada por Deus. Aceitamo-la como única, suprema, máxima autoridade, base de fé e vida. (2 Tm 3:14-17).

    3. Na concepção virginal de Jesus, na sua morte expiatória, na sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7:14; Rm 8:34 e At 1:9).

    4. Que o pecado do homem o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento por meio da fé na obra redentora de Jesus Cristo pode restaurá-lo a Deus (Rm 3:23 e At 3:19).

    5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo Jesus, pelo poder actuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3:3-8).

    6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma alcançados graciosamente de Deus pela fé no sacrifício consumado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10:43; Rm 10:13; 3:24-26 e Hb 7:25; 5:9).

    7. No baptismo bíblico efectivado por imersão de todo o corpo, uma só vez pelas águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28:19; Rm 6:1-6 e Cl 2:12).

    8. Na necessidade de viver uma vida santa através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do amor e poder de Cristo (Hb 9:14 e 1Pd 1:15).

    9. No baptismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1:5; 2:4; 10:44-46; 19:1-7).

    10. Na actualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12:1-12).

    11. Na Segunda Vinda pré-milenar de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; Segunda - visível e corporal, com sua Igreja

    glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4:16,17; 1Co 15:51-54; Ap 20:4; Zc 14:5 e Jd 14).

    12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

    13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os que estiverem fora do reino de Deus (Ap 20:11-15).

    14. Numa vida eterna de gozo, paz e felicidade para os fiéis, de tristeza e tormento para os que não crerem (Mt 25:46).

logo

Rua António Macedo, Lote 70, Zona Industrial Casal do Marco
2840-175 Seixal, Portugal

Telefone: (+351) 215 978 872

Email: geral@renovo.pt